quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Seminário Estadual de Economia Solidária/RO: Políticas públicas e Fundos Solidários



Fonte: Andréa Mendes


Aconteceu nos dias 17 e 18 de setembro, o Encontro Estadual de Fundos Solidários e Seminário de Economia Solidária no Centro Diocesano de Formação, de Ji-Paraná/RO.

A atividade foi organizada pelo Projeto Padre Ezequiel, Projeto de Fundos Solidários - Cáritas Regional Norte II, Instituto IEPAGRO, Coletivo de Formadores e Fórum Rondoniense de Economia Solidária (Um conjunto de organizações que dinamiza e apoia as práticas econômicos solidárias na Região). Teve por objetivo socializar informações a cerca das políticas públicas, economia, fundos solidários, intercâmbio das experiências de Feiras Solidárias e Crédito. 

Contou com a palestra do Professor Doutor Laudemir Luiz Zart, que abordou os aspectos da economia do ponto de vista global e local, alternativas econômicas e práticas solidárias. Também esteve presente a equipe do Projeto de Fundos Solidários, que socializou a metodologia de fundos solidários a partir da experiência da Articulação do Semiárido Paraibano e os resultados do Projeto de Fundos Solidários. Ainda estiveram presentes, contribuindo no intercâmbio de experiências e grupos de trabalho, representantes da Incubadora do Instituto IEPAGRO, gestoras públicas, agricultores/as do Coletivo Luzinei Barreto/MST, Coletivo 14 de Agosto/MST, Feira Agroecológica de Mirante da Serra, Rede CRESOL, artesãos/ãs da Feira do Sol, educadores/as e estudantes.

A Economia Solidária surge como expressão da luta histórica dos/as trabalhadores/as frente à exploração do trabalho, exclusão social e como alternativa para organizar as relações sociais entre os seres humanos e destes com a natureza. 

Em Rondônia estão mapeadas aproximadamente 293 organizações de economia solidária, entre associações, cooperativas, grupos informais, no campo e na cidade.

Tem constituído um Fórum Estadual que agrega organizações da sociedade civil, entidades de assessoria e fomento, gestores públicos que trabalham com economia solidária. O Fórum é a instância de representação do movimento no Estado de Rondônia.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

19ª Reunião Ordinária do Fórum Rondoniense em Porto Velho

O Fórum Rondoniense de Economia Solidária realiza sua 19ª Reunião Ordinária, no Rondon Palace Hotel, no dia 11 de setembro, em Porto Velho/RO.

O FRES, conta atualmente com uma coordenação estadual articulada em 03 territórios e se organiza para desenvolver as deliberações de sua IV Plenária Estadual ocorrida em 2012 e da V Plenária Nacional do FBES.

As pautas da reunião giraram em torno da constituição de grupos de trabalho no temas de interesse da economia solidária, apresentação da minuta do regimento interno, aprovação de novos empreendimentos para inserção no CIRANDAS.net, eleição de representantes à Coordenação Nacional do FBES, avaliação da indicação regional para Coordenação Executiva e Conselho Nacional de Economia Solidária.

Foram indicados à Coordenação Nacional:

1. Andréa Mendes (Empreendimento Casa de Criola)
2. Flávio Morais (Instituto IEPAGRO)
3. Raimundo Moreno (Associação Unidos pela Vida)